ROTEIRO CULTURAL

PARA REVIVER O PASSADO..

 – CAMINHÃO WABCO:

IMG_9014

Foi um dos primeiros caminhões utilizados na construção da Usina Hidrelétrica de Itá, após a conclusão, foi doado por uma das empreiteiras em 1999.

 – PRAÇA CENTRAL, MARCO INICIAL:

fotos publicidade (6)

Em 13 de Dezembro de 1981, data em que Itá comemora seu aniversário político-administrativo, foi implantado nas novas terras o marco inicial da construção da nova cidade. A pedra possuiu um furo no centro, onde ali foram colocadas cartas feitas pelos próprios moradores com depoimentos, lembranças e pedidos, onde no aniversário do município seriam abertas e lidas. Porém,ocorreu infiltração devido à exposição, onde esse material foi danificado.

 – PALMEIRA DE TRÊS PONTAS:

IMG_8960

Esta palmeira foi vítima de um tiro quando o Sr. Frederico Marchansky foi caçar e ao atirar, acabou acertando ela, passado alguns anos, seu Frederico voltou naquele lugar e encontrou a palmeira com três pontas.

 – IGREJA MATRIZ SÃO PEDRO:

fotos publicidade (3)

 – CDA – CENTRO DE DIVULGAÇÃO AMBIENTAL:

IMG_8982

No CDA encontra-se a maquete da Usina Hidrelétrica de Itá, quadros com fotos do período de construção e montagem eletro-mecânica, explicações técnicas de toda infra-estrutura, auditório com 72 lugares, com filmes da cidade velha, resgate da cultura do alto Uruguai. Além de contar com um passeio pela barragem, vertedouro, tomada d’água e casa de força (externa).

 – CASA DA CULTURA ALBERTON:

noticias2c42df00af3e3855e3203f118cbe490d

A casa Alberton é um significativo remanescente da arquitetura alemã da velha cidade de Itá. Casa Alberton, vídeo com o documentário da mudança da cidade, fotos, histórias da casa.

 – CASA DA MEMÓRIA CAMAROLLI – MUSEU:

55319gra6071982-casa-camarolli-museu

É um dos testemunhos mais significativos da arquitetura que os descendentes dos imigrantes italianos implantaram em Itá. História da casa, cozinha típica, primeiros colonizadores, obras sacras da antiga igreja, fotos, objetos do cotidiano (quarto campo e lavoura).

 – MUSEU DO RÁDIO:

IMG_8990

O museu está exposto junto a rádio comunitária e disponibiliza cerca de 110 aparelhos dos mais diversos modelos e tamanhos, dentre eles um exemplar do próprio inventor do rádio, G. Marconi. Além dos rádios, estão expostos cerca de 400 mil discos de vinil, das mais diversas épocas.

 – MIRANTE CARACOL:

_Z2A9916-Editar

Com aproximadamente, 649 metros de altitude, o Mirante Caracol nos privilegia com uma vista exuberante da maior parte da cidade e do lago formado pela água represada do Rio Uruguai e da Usina, o mirante recebe este nome pois a estrada que da acesso ao seu cume circula-o de forma à proporcionar ao visitante uma subida suave de modo que hora pode-se ver a cidade e hora a usina e o lago.

 – MIRANTE DA USINA HIDRELÉTRICA DE ITÁ:

IMG_9181

Localizado as margens da rodovia SC 466, o turista tem vista do vertedouro um e da parede externa com pedras de uma tonelada além de avistar o leito do Rio Uruguai.

 – TORRES DA ANTIGA IGREJA SUBMERSA:

_Z2A0748-Editar

A Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, foi fundada em 1919 e dela hoje restam apenas ás torres submersas na represa da Usina Hidrelétrica de Itá. As torres ocupam seu lugar original, o mesmo lugar em que foi erguida e resistiu ao alagamento da cidade em função da construção da Usina.

 – VINÍCOLA E CACHAÇARIA DA FAMÍLIA QUADROS:

IMG_9030

O empreendimento turístico da Família Quadros é composto por engenho de cachaça, engenho de farinha, pequena vinícola, museu da garrafa, museu de antiguidades, loja de bebidas e produtos coloniais.
Faça uma visita pela propriedade e deguste bons vinhos e cachaças. Aproveite para admirar a vista do lago e as belezas do local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>